terça-feira, 1 de setembro de 2015

USUÁRIO DE BIBLIOTECA OU AVATAR? POTENCIALIZANDO O ATENDIMENTO EM BIBLIOTECAS



por Fabíola Bezerra


No universo do marketing digital, a figura do “avatar” representa a personificação do público-alvo, conhecer as características, as necessidades, as expectativas do seu público farão a diferença na hora de criar uma campanha de marketing. Um mesmo produto apresenta-se de formas diferentes para públicos diferentes, nesse caso, generalizar a campanha seria um erro que comprometeria os resultados.

Quem trabalha diretamente com o público em unidades de informação, muitas vezes comete o erro de tratar todos os usuários de maneira igualitária, o nivelamento no relacionamento com a comunidade é gerado pela falta de conhecimento individualizado em relação aos membros da comunidade. A aplicabilidade dessa teoria do marketing digital na construção da figura do, ou dos avatares, seria, porventura, a ferramenta necessária para diferenciá-los. 

Na construção da figura do avatar, se faz necessário identificar suas principais características, sendo elas: Qual é o sexo do avatar? Onde ele mora? Qual a sua idade? Onde ele trabalha? Além de informações do tipo: Profissão? Estado Civil? Principais Necessidades? Sua Dor? Seus Medos? Nessa perspectiva, os sistemas de informações que gerenciam as bibliotecas, poderão responder a maioria dessas perguntas, de posse delas, o bibliotecário terá condições para identificar os hábitos e preferências de seus usuários, individualizando assim o atendimento, dessa forma, conduzindo-os a resultados significativos.

Contextualizando para o ambiente de bibliotecas, poderemos Ilustrar, ou identificar diferentes figuras de avatares. Exemplificando essa questão poderemos citar as bibliotecas universitárias. Elas possuem três públicos bem definidos: o corpo discente, o corpo docente e os técnicos administrativos, cada um deles com suas especificações. O corpo discente dependendo da instituição pode ser formado por alunos de Medicina, Farmácia, Biologia, Matemática, Computação, Engenharias, Psicologia, etc. As necessidades variam conforme a demanda de cada curso, que podem refletir-se no tipo de acervo, na frequência e uso da biblioteca, na quantidade de empréstimos, ou, no próprio manuseio com o livro dentre outros. Assim como, um mesmo produto da biblioteca poderá ter significado diferente dependendo da sua aplicação pelo usuário. Um bom exemplo disso são os treinamentos, conhecer o interesse e a motivação do público em relação ao treinamento, irá influenciar o discurso do facilitador.

No entanto, é importante reconhecer os usuários de bibliotecas como avatares, sabendo que, cada biblioteca possui mais de um avatar. A aplicação desse conceito do marketing digital à Biblioteconomia facilitará a personalização do relacionamento com a comunidade e a excelência na prestação de serviço, da mesma forma que a comunidade terá um relacionamento diferenciado com a biblioteca. 

E você conhece os diferentes tipos de avatares que sua biblioteca presta serviço? Vamos conversar sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário